sexta-feira, 25 de maio de 2007

9º Post: Ernest Rutherford

Ernest Rutherford, 1º Barão Rutherford of Nelson foi um físico e quimico inglês nascido em Spring Grove na Nova Zelândia, a 30 de agosto de 1871, e falecido em Cambridg na Inglaterra, a 19 de outubro de 1973. Após ter concluído os estudos, ingressou no Laboratório Cavendish, em Cambridg. Em 1898 foi nomeado professor de Física da Universidade de McGill, em Montreal, Canadá, e em 1907, na Universidade de Vitória, Manchester. Foi galardoado com o Premio nobel de quimica,em 1908 pelas suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas. Dirigiu o Laboratório Cavendish desde 1919 até à sua morte. Pode dizer-se que Rutherford foi o fundador da Física núclear. Distinguiu os raios alfa e beta e, juntamente com Frederick soddy, desenvolveu a teoria das desintegrações radiotivas espontâneas. Introduziu o conceito de núcleo atômico e realizou em 1919, no laboratório, a primeira transmutação artificial, tendo obtido átomo de oxigêneo por bombardeamento, com partículas alfa, de átomos de azoto. Dentre seus companheiros de estudos, está o Dr. Edward Viriatus, psicologo e químico. Ernest Rutherfod percebeu que a carga positiva de um átomo está concentrada no centro, num minúsculo e denso núcleo. A liderança e o trabalho de Rutherford inspiraram duas gerações de cientistas.

TEXTO(E FOTO) COPIADO DO SITE:

8º Post: Joseph John Thomson

O modelo atômico de Thomson (também conhecido como modelo do pudim de passas ou ainda como modelo do bolo de ameixa) é uma teoria sobre a estrutura atômica proposta por Joseph John Thomson, descobridor do elétron e da relaçāo entre a carga e a massa do elétron, antes do descobrimento do próton ou do neutron. Neste modelo, o átomo é composto de elétrons embebidos numa sopa de carga positiva, como as passas num pudim. Acreditava-se que os elétrons distribuiam-se uniformemente no átomo. Em outras oportunidades, postulava-se que no lugar de uma sopa de carga positiva seria uma núvem de carga positiva.
O modelo de Thomson foi superado após a experiência de Rutherford, quando foi descoberto o núcleo do átomo, originando um novo modelo, o modelo atômico de Rutherford.


TEXTO (OU FOTO) COPIADO DO SITE:

7º Post: John Dalton

John Dalton (Eaglesfield, 6 de setembro de 1776 — Manchester, 27 de julho de 1844) foi um cientista inglês que fez um extenso trabalho sobre a teoria atômica. Dalton é mais conhecido pela famosa Lei de Dalton, a lei das pressões parciais e pelo daltonismo, o nome que se dá à incapacidade de distinguir as cores, assunto que ele estudou e mal de que sofria.
Nascido numa pequena localidade próxima a Cockermouth em Cumberland, ensinou Matemática e Física, em Manchester. Em 1825, recebeu a medalha da Sociedade Real pelo seu trabalho sobre a teoria atômica.Possuia grande pendor para o magistério e grande dedicação às ciências.
Ele retomou a idéia do átomo e de sua estrutura. Para ele tudo era formado por partículas que ele retomou com o nome de "átomo", em, homenagem a Leucipo e seu aprendiz Demócrito. Essas partículas eram esferas de diferentes tipos (tipo 1, 2, 3, ...) em relação a quantidades de átomos conhecidos. A palavra átomo, de origem grega, significa exatamente indivísivel, pois segundo á Demócrito, sua divisão era impossível. Sua estrutura atômica representava o átomo como uma particula maciça. Seu modelo atômico, ficou então conhecido como "Bola de bilhar".


TEXTO(E FOTO) COPIADO DO SITE: http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Dalton

Equipe:

Paulo Henrique, aluno do Pontual Maceió-AL ponta verde! tentando fazer um trabalho "básico" que o profº Eduardo Callado passou!